Tudo que você precisa saber no Rio com crianças!

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A escolha da escola.


A escolha da escola para nossos filhos não é tarefa fácil. Porém, é importante lembrar que, primeiro, não existe escola perfeita, segundo, nada é bom para todos.


Com essas idéias na cabeça, devemos pensar naquilo que acreditamos como filosofia e educação, valores e desejos para nossos filhos, para, assim, escolhermos a escola que melhor se adapta a estes princípios. Além disso, observar o temperamento das crianças também é muito importante, e apesar de ser cômodo, pode ser que algumas vezes 2 filhos não estudem na mesma escola.


Quanto a características individuais das crianças, podemos destacar que para crianças excessivamente maduras, disciplinadas e ligadas à rotina, uma escola mais tradicional e rígida reforçará essas características e pode ser prejudicial, levando a criança à níveis de frustração altos, por menor que seja a decepção (ou por nota não tão alta, ou por trabalhos que não atingem a expectativa, por exemplo).

Para crianças com dificuldades com regras, pouco organizadas, essas escolas com maior rigor de disciplina pode ajudar muito.

As escolas de métodos como construtivismo ou Montessorianas, que dão maior liberdade no tempo para aprendizagem, não são tão rígidas quanto à disciplina, mas possuem regras bem definidas de funcionamento, beneficiarão tanto crianças criativas que precisam de maior liberdade de expressão, como as crianças que são naturalmente disciplinadas e maduras, diminuindo seu nível de exigência consigo mesmo.


Mas o mais importante é que os pais confiem na escola e seus valores e métodos e que a criança tenha na escola um lugar seguro e prazeroso.


Abraços!

Nenhum comentário:


Seguidores

Seu filho já está crescido e a casa abarrotada de objetos que ele não usa mais. Quais você gostaria de vender no Bazar do Kids in Rio?

Kids in Rio

Kids in Rio
Tudo para crianças no Rio