Se seu filho é apaixonado por cobras, lagartos e outros bichinhos nada fofos da natureza, é só atravessar a ponte rumo ao Zoológico de Niterói (ZooNit), no Fonseca, que eles poderão tocar nos bichanos selvagens. Trata-se do projeto ecológico Pegando no Bicho, coordenado pelo biólogo Pedro Menezes, que começou hoje e será desenvolvido às quartas, sextas e sábados a partir das 14 horas. Criado especialmente para os deficientes visuais poderem apreciar os bichinhos através do tato, o projeto promete encantar também a criançada.
Os visitantes terão a oportunidade de pegar em filhotes de jiboia, jacaré do papo amarelo, cágados, jabutis, tartarugas, iguanas e lagartos. De acordo com Pedro Menezes, os répteis foram escolhidos por serem as espécies menos vulneráveis ao estresse. "O reptil é mais indiferente a algumas sensações. Já outras espécies como mamíferos e aves, podem adoecer ou até morrer se forem submetidos à estas situações, pois são mais suscetíveis ao estresse e medo". Durante a visita, que deve ser agendada com antecedência, os pequenos poderão tocar nos bichos e terão aulas sobre cada animal exposto e seu papel na natureza. Segundo Pedro, o objetivo do projeto é quebrar paradigmas a respeito dos bichanos, vistos como ameaça, e mostrar um pouco do universo dos répteis ao público.
Quem quiser participar deve se inscrever pelo telefone 2625-6024. O Zoonit fica na Alameda São Boaventura, 770, Fonseca, Niterói.
Nenhum comentário:
Postar um comentário